BLOG

O que é no-code?

No-code é uma abordagem de desenvolvimento de software que não requer habilidades de programação para construir coisas que anteriormente apenas especialistas poderiam, como aplicativos, ferramentas internas de negócios, sites, bots e muito mais. 

Em uma época em que a demanda por soluções digitais supera em muito a oferta de profissionais, as ferramentas de desenvolvimento sem código, ou no-code, estão ajudando várias empresas e indivíduos a superar essa escassez de desenvolvedores.

No-Code

O processo de criação de sistemas, automação de fluxo de trabalho, sites, aplicativos e softwares em geral sem o uso de codificação convencional é conhecido como “desenvolvimento sem código”, ou o no-code.

Essas plataformas sem código permitem que não programadores criem desde uma aplicação simples a mais complexa, ou mesmo um aplicativo móvel completo, automatizando tarefas repetitivas e cotidianas que anteriormente apenas especialistas conseguiam fazer. 

Portanto, as plataformas de desenvolvimento no-code são grandes facilitadoras da democratização do desenvolvimento de software, além de economizar tempo e dinheiro de empresas e investidores.

Benefícios do desenvolvimento no-code

As ferramentas de criação sem código estão se tornando populares (principalmente entre a comunidade de desenvolvedores) pelos seguintes motivos:

Sem barreiras à entrada (qualquer um pode construir)

As ferramentas no-code oferecem interfaces visuais com funcionalidade simples de arrastar e soltar, tornando-as muito fáceis de usar e acessíveis a profissionais sem conhecimento algum de linguagem de programação. 

Por causa disso, a necessidade de treinamento é limitada a uma compreensão básica de como essas plataformas funcionam sem a necessidade de codificação, ou seja, sem precisar digitar uma linha de código.

Por exemplo, qualquer profissional com formação em áreas não relacionadas à TI pode aproveitar essas ferramentas no-code e criar um programa, aplicativo ou qualquer outro recurso para resolver um problema interno de um negócio ou mesmo melhorar um processo, tornando ele automatizado.

Custos iniciais muito baixos

Nem é preciso dizer que desenvolver aplicativos personalizados da maneira tradicional, digitando códigos de programação, é super caro, além de demorado e tendo a escassez de profissionais especializados no mercado. 

Para criar seu sistema, por exemplo de cadastro ou uma esteira financeira, pode ser necessário contratar desenvolvedores front-end e back-end, analistas de negócios, consultores de segurança, infraestrutura e/ou especialistas em nuvem.

Como as plataformas sem código são fáceis e acessíveis de usar, você só precisa cobrir os custos nominais de assinatura da ferramenta.

Muita Autonomia

As ferramentas no-code não oferecem barreiras à entrada de novos profissionais. Elas beneficiam o público não técnico, permitindo a construção de soluções apenas com o entendimento da plataforma e necessidade do negócio. 

Aos especialistas, elas oferecem mais autonomia para integrar sistemas, bem como, atualizar ou modificar a aplicação de maneira fácil e rápida, sem comprometer os recursos humanos e financeiros.

As corporações não precisam mais esperar por especialistas ou na fila de demandas de TI para iniciar seus projetos de desenvolvimento. Eles podem ser feitos de maneira colaborativa, através dos chamados citizen developers, ou mesmo, pelas equipes de tecnologia de maneira rápida, sem comprometer o andamento de outras atividades ou mesmo ocupar um especialista, que poderia estar empenhando em um projeto de maior relevância para a empresa.

Níveis inigualáveis de flexibilidade

A codificação tradicional tem a desvantagem de não poder alterar um recurso a qualquer momento e com facilidade – é semelhante a mover o arranha-céu depois de totalmente construído. 

Mas com o no-code, é como brincar com os blocos de Lego. Se algo precisar ser alterado, você pode modificar em questão de horas, se não minutos.

Agilidade

As plataformas sem código podem permitir que equipes funcionais e usuários criem e compartilhem soluções na Internet de maneira muito rápida. O que antes poderia demorar meses ou anos, hoje pode demorar apenas horas ou dias.

No-Code está se tornando popular

Não há como negar que mais e mais soluções produzidas em ferramentas no-code serão lançadas, e o desenvolvimento de aplicações nessas plataformas se tornará cada vez mais popular, pois das pequenas às grandes empresas já perceberam as vantagens das criações em no-code, como a agilidade e o baixo custo.

De acordo com um estudo recente do Gartner, 75% das grandes empresas usarão pelo menos quatro ferramentas de desenvolvimento no-code para construção de aplicativos de TI e iniciativas de desenvolvimento cidadão até 2024.

Se você está pensando em se aventurar no universo no-code, o Arkeyva é uma plataforma completa para pessoas não técnicas e desenvolvedores profissionais que estão procurando formas de otimizar o trabalho. Visite o nosso site e fale com nosso time para conhecer as soluções disponíveis para a sua necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.