BLOG

Transformação Digital Corporativa: Como vencer os desafios e implementar com rapidez e facilidade?

O avanço tecnológico sempre fez, e continuará a fazer, parte da história da humanidade. A evolução do homem é acompanhada pela descoberta e melhoria dos seus processos, com o objetivo de tornar a vida melhor e mais fácil. O que não seria de nós, sem a descoberta do fogo e invenção da roda? E a partir disso, quanto o homem já não avançou?

Em tempos de internet das coisas e transmissão de informações em velocidade cada vez maior, o mundo corporativo e dos negócios anseiam quase que desesperadamente por soluções digitais que acompanhem esses movimentos, quando não, estejam à frente deles. Mais do que estar conectado a essas tecnologias, ou dizer que é uma empresa moderna, o fato é que, a corporação que não estiver atenta a isso está fadada à falência.

No mesmo ritmo em que as inovações avançam, a concorrência se torna maior, o mundo digital facilitou, e muito, a entrada de novos negócios. Se considerarmos apenas os e-commerces, quantas ofertas e vendas não são realizadas em 24 horas? Quantas formas de comercialização não são disponibilizadas há um grande número de potenciais compradores?

E para se destacar no mercado e manter a saúde financeira do negócio é  preciso se adequar ao presente e estar preparado para o futuro, atento às tendências e novidades do mundo corporativo. É neste momento que falamos da Transformação Digital, que, já adianto: não trata-se apenas da implementação de tecnologia nas linhas de produção ou pontos de vendas, mas sim, de uma estratégia e cultura organizacional que pensa no negócio ponta a ponta, interligando os setores e fazendo dos colaboradores peças fundamentais para o sucesso da empresa.

De maneira simples e em linhas gerais, podemos dizer que Transformação Digital é a mudança de pensamento da organização, que passa a ver as inovações tecnológicas como estratégia da corporação, implantando a digitalização em todos os setores, com o objetivo de agilizar e melhorar os processos, resultando em redução dos custos e aumento do faturamento.

Para quem é a Transformação Digital?

Ao ver o termo Transformação Digital, em alta no momento, você deve imaginar que ele se aplica apenas aos grandes negócios, multinacionais e que a sua implantação, além de demorado, exige um alto investimento.

Posso garantir para você que ele se adequa aos mais diferentes perfis e tamanhos de negócio. Isso porque, com soluções como o Arkeyva, uma ferramenta de desenvolvimento de sistemas que dispensa a digitação de códigos, ou seja, qualquer pessoa- mesmo sem conhecimento na área de tecnologia– consegue criar um software, é possível digitalizar todo o sistema interno de uma empresa. Ou mesmo, integrar diferentes programas, fazendo com que as informações corporativas sejam compartilhadas de maneira segura, fácil e rápida.

O Arkeyva é uma plataforma no-code, metodologia de construção de soluções digitais que não usa a inserção de linhas de código na criação de um aplicativo ou sistema, por exemplo. Apenas com o conhecimento do negócio, ideia do que se deseja fazer e operação do Arkeyva é possível desenvolver em poucas horas ou semanas, de acordo com a complexidade do projeto, um sistema e dar assim início a transformação digital da sua empresa.

Seja para a implementação de um novo processo, ou mesmo melhoria de algum existente, o Arkeyva auxilia nessa construção, permitindo ainda que as equipes internas de TI possam dar celeridade aos trabalhos de rotina do setor e voltarem suas atenções aos projetos inovadores, que exigem mais tempo e condução de especialistas no assunto.

Por ser uma ferramenta intuitiva, de fácil aprendizagem e usabilidade, o Arkeyva permite que colaboradores não especialistas em TI possam ser treinados e desenvolver aplicações que atendam as necessidades, por exemplo, do setor em que ele atua. Baseado no sistema de clique e arraste, no Arkeyva as construções são feitas por meio do clique e arraste de módulos, com regras e configurações pré-definidas.

Outro fator importante no Arkeyva, além da segurança e escalabilidade, que as atualizações nos produtos desenvolvidos podem ser feitas de maneira rápida, assim como correções e alterações, dispensando os períodos de testes ou meses de dedicação de um especialista, que além da questão tempo, traz o alto custo do profissional- em escassez no mercado.

Pilares da Transformação Digital

A Transformação Digital, entre outras coisas, deve permitir que a organização consiga se adaptar e/ou promover mudanças rápidas, ter um tempo de resposta menor (ou mesmo instantânea), ser flexível e ágil. Por isso, ao implantar a digitalização é preciso ter em mente alguns dos pilares desse processo, como:

Consumidor

Para a longevidade e sucesso de um negócio, conhecer e entender os desejos e preferências do seu público consumidor é fundamental. Pois, são essas informações que norteiam os trabalhos e estratégias da empresa.

Aprendizagem

Errar é humano, já dizia o jargão popular. E é com os erros que aprendemos e aperfeiçoamos as nossas técnicas, pois, só erra quem tenta ou faz. Por isso, a importância de obter os feedbacks de seus clientes, internos e externos, e tratar as queixas como oportunidades de melhorias.

Agilidade

Do pensar à entrega do produto ou serviço, o processo deve ser ágil. Desde a fabricação, atendimento, feedback, correções, as informações devem ser tratadas de maneira segura e rápida, pois, o quanto antes esses dados forem colocados como estratégia e transformado em ações, maior será o sucesso da sua empresa.

Adaptação

O mundo está em constante mudança. A velocidade da informação, como dito no início deste texto, é cada vez maior. Por isso, a empresa também deve estar atenta a isso e disposta a se adaptar às situações, com resiliência e agilidade.

Com essas dicas é possível promover, de fato, a transformação digital em sua empresa, melhorando a performance do negócio, aumentando a eficiência, produtividade e, consequentemente, a lucratividade.

Se você gostou do assunto e gostaria de saber mais sobre como o Arkeyva pode te auxiliar nesse processo, entre em contato conosco! Teremos imenso prazer em apresentar a tecnologia no-code e mostrar como ela pode acelerar a digitalização da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.