BLOG

No-code: Desenvolvimento de soluções flexíveis e ilimitadas

Você conhece o termo no-code? Em português, significa “sem código”, e trata-se de um movimento social e tecnológico que possibilita a criação de soluções digitais mesmo por usuários que não entendem de programação. Assim, há a quebra da barreira de conhecimento que existe entre desenvolvedores profissionais e empreendedores. 

Na prática, o conceito permite que “desenvolvedores cidadãos” (citizen developers) desenvolvam suas próprias soluções. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando nosso post a seguir! 

É possível criar sistemas sem ter experiência de desenvolvimento de programas? Como? 

Conforme mencionamos inicialmente, o movimento “sem código” torna o desenvolvimento de aplicativos e soluções empresariais mais democrático uma vez que permite que usuários sem conhecimento específico em programação também possam criar aplicações. Agora, você deve querer saber como isso funciona, não é? Essa tecnologia é praticável porque se baseia em uma interface visual. 

Então, no lugar de escrever códigos, o usuário só precisa automatizar os fluxos de trabalho usando as funções de arrastar e soltar da plataforma. Dito isso, com ferramentas como essas, você não precisa ser um programador para criar projetos rapidamente. 

Imagine uma pessoa que trabalha no RH, por exemplo, e está sempre atarefada. Seu maior sonho é automatizar grande parte de seus processos. Com uma ferramenta do tipo, ela consegue essa automação, sem precisar aumentar a demanda do TI da empresa ou mesmo contratar um serviço de desenvolvimento. Mas é claro que todo o processo deve ser acompanhado e validado pelo departamento de TI. 

Agora, se um usuário sem conhecimento consegue construir uma solução com facilidade e rapidez, um especialista produz muito mais rápido. De acordo com a complexidade do projeto, ele pode aumentar a velocidade do desenvolvimento e entregar o sistema, por exemplo, 70x mais rápido.

Como a criação de sistemas é feita? 

As ferramentas no-code ajudam a criar sistemas e aplicativos de diferentes níveis de complexidade sem escrever nenhum código. Elas simplificam a criação traduzindo ideias em um produto acabado mais rapidamente. 

Para criar um software, aplicativo ou qualquer outra solução digital na metodologia tradicional de desenvolvimento os usuários precisam saber como codificar para construí-lo sozinhos. Porém, ao invés de codificar cada parte separadamente, as pessoas podem usar uma plataforma no-code para fazer seu software arrastando e soltando componentes em uma página. 

Um recurso fundamental dessa solução é a capacidade de ampliar as equipes internas de TI, por meio do “cidadão desenvolvedor”. Isso permite que funcionários de outros setores possam ser capacitados e orientados pelas equipes de Tecnologia na construção de protótipos, simulações e até mesmo soluções funcionais em diferentes linguagens. 

Além de reduzir custos, a iniciativa desafoga as demandas internas da área de TI, traz agilidade aos procedimentos internos e permite que os especialistas em desenvolvimento foquem em projetos de maior relevância para o negócio. É importante ressaltar que toda a implementação de sistemas, por mais simples que seja, deve ser validado e acompanhado pelo setor de TI. 

Desenvolvimento flexível e ilimitável

Depois de entender o que é uma ferramenta “sem código”, bateu a curiosidade, não é? Pois saiba que o Arkeyva é uma plataforma inteiramente no-code, super completa e intuitiva. 

Dividida em 4 pilares essenciais (Designer, Viewer, Nodefy e SSO (Single-Sign On)), seu sistema funciona com a dinâmica de arrastar e soltar, possibilitando a criação de uma ampla gama de soluções, de diferentes níveis de complexidade de forma rápida e fácil. Partindo do zero, em cinco minutos de trabalho é possível produzir um sistema de cadastro funcional e personalizado com a identidade da empresa. 

Viu como usar uma ferramenta no-code pode ajudar seu negócio a crescer mais rapidamente? Ao passo de que a comunidade de “cidadãos desenvolvedores” cresce, mais projetos saem do papel e empresas se tornam mais competitivas e digitais com baixo investimento e facilidade. 
E, para te ajudar nessa jornada, a plataforma Arkeyva te oferece todo o suporte necessário. Gostou deste conteúdo? Então, entre em contato com o Arkeyva e confira as soluções que oferecemos para seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.