BLOG

Programação: Conheça algumas vantagens do desenvolvimento em no-code

O uso de ferramentas no-code para o desenvolvimento de soluções tecnológicas pode ser uma excelente opção para as empresas que desejam transformação digital com agilidade, baixo custo e digitalização dos serviços.

Através da metodologia de criação sem código, as equipes internas de TI, mesmo sem grandes conhecimentos, podem desenvolver soluções com mais velocidade e deixar os profissionais mais experientes voltados para projetos de maior relevância ou complexidade, resultando assim em economia de tempo e recursos.

Além disso, as soluções criadas em plataformas no-code são flexíveis, isto é, permitem que sejam adaptadas às necessidades específicas da empresa e mudanças no negócio.

Alguns exemplos de soluções corporativas que podem ser desenvolvidas incluem:

  • Aplicativos de Gerenciamento de Projetos;
  • Sistemas de Gerenciamento de Recursos Empresariais (ERP);
  • Sistemas de Gerenciamento de Vendas;
  • Esteira Financeira e muito mais!

No-code: Aumento de produtividade

De fato, uma das vantagens do no-code é a economia de tempo e recursos. Com a ferramenta, os usuários não precisam digitar linhas de códigos ou mesmo pensar nos tipos de linguagens e combinações a serem aplicadas em um projeto.

Isso porque, a interface gráfica permite que a solução seja criada com apenas clique e arraste de módulos, e definição de configurações. O que significa que elas podem ser desenvolvidas mais rapidamente e com menos recursos financeiros. 

Outro ponto a ser considerado são as alterações e atulizações das aplicações, que podem ser realizadas a qualquer momento, de maneira fácil e simples, sem precisar, por exemplo, recorrer ao fabricante ou equipe especializada. O que demandaria tempo e recuros financeiros.

Mais velocidade para o desenvolvimento de sistemas

A velocidade do desenvolvimento de um sistema ou aplicação em no-code pode ser muito mais rápida do que a metodologia tradicional de programação, chegando, de acordo com o tipo de solução, a ser 100 vezes mais rápida. 

Isso porque, na metodologia de criação no-code são usadas ferramentas visuais onde o usuário arrasta e solta módulos, em vez de digitar linhas de código para fazer, por exemplo, um campo de preenchimento. 

Ou seja, isso quer dizer que um aplicativo ou sistema pode ser criado em questão de minutos, horas ou dias, em vez de meses ou anos, de acordo com o tipo de software ou complexidade do projeto.

Vejamos, um formulário de cadastro simples pode ser criado em questão de minutos em uma plataforma no-code, enquanto que na mesma ferramenta um sistema de gerenciamento de recursos empresariais mais complexo pode levar mais tempo para ser construído. Entretanto, em ambos os casos eles são feitos em até, no mínimo, 70 vezes mais rápido do que na metodologia tradicional ou low-code.

No-code: Mais flexibilidade e agilidade para os especialistas

Por não usar linhas de códigos, o processo, por si só, já traz um significativo ganho de tempo, o que agiliza as construções das aplicações. Como os testes podem ser feitos ao mesmo tempo em que os sistemas são criados, o especialista acelera ainda mais a sua entrega, uma vez que não precisará passar para um outro profissional testar ou, esperar todo o software estar pronto para validar o produto.

Assim, com as ferramentas no-code o desenvolvedor não precisa se preocupar em escrever e testar o código manualmente, o que resulta em economia de tempo e esforço.

Mais Recursos 

Por certo, existem outros fatores que podem contribuir para a economia de tempo na criação de aplicativos em no-code. Na plataforma Arkevya, por exemplo, você conta com:

  • Layout amigável: Com o Arkeyva é fácil criar layouts atraentes e funcionais. Intuitiva, a interface gráfica da plataforma contribui para que telas sejam feitas com rapidez. 
  • Personalização da marca: O Arkeyva conta som o sistema white label, que permite aos desenvolvedores personalizarem a aplicação com a identidade visual da marca com a mesma facilidade de clicar e arrastar.
  • Implementação rápida e fácil: Com o Arkeyva é possível implementar aplicativos rápido e facilmente, sem demandar meses ou anos.

Sem dúvidas, esses fatores podem contribuir significativamente para a economia de tempo e recursos na criação de aplicações em no-code.

Por que o no-code é mais econômico que as ferramentas tradicionais?

De fato, o no-code é muito mais econômico do que as metodologias tradicionais de criação e o low-code. Isso pode ser atribuído a vários fatores, incluindo:

  • Menor necessidade de licenças e ferramentas: As ferramentas no-code geralmente são mais acessíveis do que as ferramentas usadas nas metogologias tradicionais e low-code, o que significa que os custos de licenciamento e aquisição das plataformas são bem menores;
  • Desenvolvimento colaborativo: As ferramentas no-code permitem que os usuários colaborem no desenvolvimento, proporcionando eficiência e agilifade na criação;
  • Escalonável: Flexíveis, as ferramentas no-code permitem que a capacidade do sistema seja aumentada conforme a necessidade, sem aumentar os custos;
  • Manutenção e atualização fáceis: Com o no-code é fácil fazer alterações e atualizações da aplicação criada, sem a necessidade de recorrer a fornecedora da plataforma.

Além disso, é importante lembrar que o no-code é versátil, pois permite aos usuários construir facilmente soluções para todos os tipos de negócios e complexidade, sendo ainda, adaptável às necessidades e mudanças do negócio.

É possível integrar uma criação em no-code ao sistema em uso?

Sim,  com o Arkeyva é possível integrar sistemas já existentes a um novo software criado na plataforma no-code. Isso pode ser feito usando recursos de integração, como APIs (Interface de Programação de Aplicação) personalizadas.

A integração de sistemas permite que as informações e dados sejam compartilhados entre os programas, sem a necessidade, por exemplo, de se desfazer de softwares já em uso.

Em resumo, a integração de sistemas pode ser uma excelente opção para as empresas que desejam implementar novos sistemas sem interromper seus processos e operações existentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.