BLOG

API: Saiba o que é e como funciona

Uma sigla bem conhecida pelos desenvolvedores de softwares, a API, de forma simples, é a integração entre sistemas com linguagens diferentes.

Quando usamos um sistema ou mesmo aplicativo, muitas vezes não fazemos ideia de quantas ferramentas diferentes estão conectadas entre si possibilitando a troca de dados para gerar o resultado esperado. E quando dizemos “ferramentas” nos referimos a sistemas com linguagens diferentes que, por si só, não se conversam, sendo preciso um mecanismo que faça a integração entre eles.

Imagine, por exemplo, um app voltado para o serviço de transporte urbano particular, onde é possível chamar um motorista que esteja mais próximo, definir o itinerário, ter o valor e tempo da viagem até o local do destino.

Para que todas essas informações sejam exibidas em minutos no seu celular é preciso unir alguns sistemas, como cadastro de motoristas, geolocalização, mapas, cálculo de tempo, distância, valores entre outros. Cada um deles possui uma linguagem de programação diferente, além de estarem em servidores distintos. Como unir eles em um único aplicativo devolvendo a resposta sobre motorista, tempo de chegada e valor da viagem no menor tempo possível?

A resposta é simples: através da API- Application Programming Interface. Traduzida como Interface de Programação das Aplicações, a API é a responsável por essa troca de informações entre esses softwares, resultando em uma resposta. O mesmo acontece com diversos tipos de aplicativos, como previsão do tempo e sistemas corporativos complexos.

Como funciona

Por meio de um conjunto de normas e protocolos, a API estabelece a comunicação entre softwares, plataformas e banco de dados permitindo que desenvolvedores criem novos sistemas sem precisar desenvolver um código de programação específico para isso.

A Interface de Programação (API) também tem papel fundamental na segurança dos sistemas, uma vez que pode ser usada para bloquear acessos ou delimitar permissões a dados de softwares e hardwares.

Tipos de API

De acordo com a arquitetura, a API é classificada como SOAP, RPC, WebSocket e REST, podendo ser agrupada de acordo com a sua finalidade:

Privada

Usada para conectar sistemas e dados dentro de uma corporação.

Pública

Pode ser usada por qualquer pessoa, podendo ter ou não autorização (login) e custo associado.

Parceria

Voltada para desenvolvedores autorizados e tem por objetivo ajudar projetos desenvolvidos em parcerias entre empresas.

Composta

Para atender sistemas mais complexos, combina dois ou mais tipos de APIs.

No-code

Entre os diversos benefícios de construir um sistema ou aplicativo na plataforma no-code Arkeyva está, além do fato de não precisar conhecer e digitar linhas de código, a integração de sistemas.

O Arkeyva, plataforma de desenvolvimento de soluções digitais 100% no-code, conta com um editor baseado em navegador compatível com todos os browsers e que facilita a conexão de fluxos usando nós, como APIs, Web Services, Dispositivos de IoT e hardwares.

Com a plataforma de criação no-code Arkeyva, qualquer pessoa consegue desenvolver um sistema ou app integrando diferentes tipos de serviços e/ou banco de dados. Você pode experimentar gratuitamente e ver na prática o quanto é simples e fácil criar com o Arkeyva.

Se interessou pelo assunto ou gostaria de tirar dúvidas? Entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.