BLOG

Veja quais são as tendências tecnológicas para 2023

A transformação digital vem desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento das empresas e essas, por sua vez, precisam manter uma adaptação contínua para aproveitar os benefícios dessa nova realidade. Assim, o mundo dos negócios necessita sempre se atualizar e ficar por dentro das soluções que esse ramo oferece, visando uma melhor gestão e um aperfeiçoamento de suas estratégias.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar a você as principais tendências tecnológicas para o ano de 2023, apontando como as organizações podem se beneficiar delas e se destacar no mercado. Continue por aqui e confira!

Metaverso

Estima-se que até 2026, mais de um quarto das empresas do planeta estarão no metaverso. Esse conceito compreende uma espécie de mundo virtual que tenta representar a realidade por meio de dispositivos digitais. Ou seja, trata-se de um espaço coletivo e on-line, formado pela integração entre realidade virtual, realidade aumentada e Internet.

Dessa forma, as organizações farão uso dessa tendência para melhorar o engajamento, a colaboração e a conexão entre os seus colaboradores, promovendo encontros em espaços virtuais, por exemplo.

Como sabemos, essa prática já existe, mas será aprimorada com uso de outros recursos, como óculos especiais capazes de “transportar” as pessoas diretamente para uma sala de conferências, tornando a experiência mais imersiva.

Computação em Nuvem (Cloud Computing)

A computação em nuvem é caracterizada pela entrega de recursos de Tecnologia da Informação sob demanda, por meio da Internet. Ou seja, quem a contrata, paga conforme o seu uso, representando, na prática, uma redução significativa de custos, já que dispensa a necessidade ter e manter data centers e servidores físicos.

Grandes organizações já estão investindo nesse recurso como estratégia essencial focada no seu crescimento. O aumento na sua adesão desse recurso é ainda mais visível nos países da América Latina, onde tem uma crescente oferta de serviços em diversos setores, tanto público, quanto privado.

A previsão é que, até 2023, pelo menos 40% das cargas de trabalho corporativas deverão ser implantadas em serviços de infraestrutura e plataforma em nuvem.

Soluções sem Fio

Como sabemos, nenhuma tecnologia é capaz de imperar de modo significativo sobre as demais. No entanto, a tendência para os próximos anos é que as corporações utilizem um conjunto de soluções sem fio para os diversos ambientes que compõem a sua estrutura.

Na prática, serão usados desde redes Wireless em escritórios, quanto nos serviços para dispositivos móveis, até conectividade de rádio. Até 2025, cerca de 60% das organizações usarão cinco ou mais soluções sem fio simultaneamente.

No-code

No-code pode ser traduzido, literalmente, como “sem código” e se caracteriza como uma metodologia ágil, que possibilita às pessoas sem conhecimento em programação, desenvolverem produtos e serviços — aplicativos, games, entre outros — utilizando poucos códigos ou meros cliques, graças às ferramentas de interfaces gráficas e configurações simples.

O impacto positivo do no-code no mundo dos negócios pode ser observado no fato de que, com ele, não é mais necessário escrever diversas linhas de código. Assim, ERPs tradicionais — sistema de informação que interliga todos os dados e processos de uma organização —, que exigiam muito tempo e dinheiro das empresas para serem feitas, tem, hoje, seu processo extremamente facilitado.

A transformação digital possibilita às organizações inúmeras facilidades nos processos de trabalho e no aprimoramento das suas estratégias. Em um mercado altamente competitivo, manter atenção nas tendências tecnológicas é crucial para a atualização contínua do negócio e o aproveitamento do seu potencial, visando bons resultados a curto, médio e longo prazo. Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e aprenda como vencer os desafios e implementar a transformação digital com rapidez e facilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.