BLOG

No-code para Desenvolvedores: Criação de sistemas pode passar de meses para horas

No-code é exatamente o que afirma ser: uma abordagem de desenvolvimento que dispensa a digitação de linhas de código. Ao contrário do que muitos profissionais pensam, a metodologia também pode, e deve, ser usada pelos especialistas em programação

Mais do que tornar possível qualquer pessoa criar seus próprios aplicativos, o no-code também permite aos desenvolvedores profissionais construírem e implantarem sistemas dos mais variados níveis de complexidade de maneira ágil e eficiente.

Usadas por muitos programadores como ferramentas potencializadoras, as plataformas no-code têm facilitado a rotina desses profissionais permitindo a resolução de problemas cotidianos, eliminando assim, os gargalos de TI.

Como o no-code agiliza as entregas?

Com uma interface gráfica baseada praticamente em clicar e arrastar módulos, o desenvolvimento em no-code elimina a necessidade de se pensar em tipos de linguagens a serem usadas, assim como a digitação de linhas de códigos, ou seja, o usuário não precisa perder tempo codificando. Com isso, o programador, entre outras vantagens, tem:

Automatização de  Processos de Negócios

A codificação tradicional depende de um grande número de tarefas manuais. O no-code elimina esses processos resultando em agilidade e redução do tempo de construção de um sistema.

Além de aumentar a produtividade, a metodologia no-code também melhora a visibilidade e rastreamento dos próprios processos.

Agilidade no Desenvolvimento das Soluções

O no-code reduz de maneira muito expressiva o tempo de criação de soluções digitais.

Ao eliminar etapas como codificação, tornar os testes simultâneos, por exemplo,  o desenvolvimento sem código possibilita a criação de aplicações complexas de nível empresarial em questão de semanas ou dias — e os sistemas mais simples podem ser feitos em apenas algumas horas.

Fazer Mais com Menos

Os especialistas em programação podem concentrar suas habilidades e tempo em tarefas de alto valor para o negócio uma vez que, podem contar com o apoio dos chamados desenvolvedores cidadãos, ou mesmo, técnicos com poucos conhecimentos para iniciarem projetos mais simples, como questões do dia a dia, e intervirem seletivamente para o acompanhamento do trabalho.

Ao mesmo tempo, em vez de colocar em campo equipes de desenvolvimento inteiras, as empresas podem fornecer aos desenvolvedores cidadãos individuais ferramentas e recursos quando necessário para criar aplicações profissionais.

Isso também permite que os especialistas internos concentrem suas energias em outras responsabilidades vitais.

Simplificar as Alterações

Alterar manualmente os principais aspectos de um aplicativo é complexo e demorado. O no-code simplifica o processo permitindo que os usuários implementem facilmente nova lógica usando controles intuitivos.

Rapidamente, você pode atualizar ou alterar seus sistemas para atender melhor sua empresa e seus clientes.

Reduzir Despesas

Levando em consideração a produtividade aprimorada, o aumento da eficiência, segurança e a redução do tempo de desenvolvimento, o no-code possui um custo muito menor quando comparado à metodologia tradicional de criação.

O que pode ser construído com no-code?

A extensão do que você pode construir com no-code é quase que infinita, porém, isso depende também da escolha da plataforma. Mas, o no-code é usado, entre outros, em:

Back-office

Reúna, analise e aplique percepções de dados com aplicativos de back-office personalizados projetados de acordo com seus fluxos de trabalho existentes.

Aplicativos Web

Otimize sua presença on-line com aplicativos web altamente funcionais e excepcionalmente fáceis de criar.

O desenvolvimento no-code permite preencher a lacuna entre os sistemas de back-end e front-end, implementando marcas personalizadas, widgets, funcionalidade de check-out e muito mais!

Aplicações Móveis

Ofereça aos usuários aplicativos poderosos, otimizados para a experiência móvel. As plataformas de desenvolvimento sem código incluem ferramentas e componentes específicos para dispositivos móveis, para que você possa criar os aplicativos que os usuários desejam manter com eles o tempo todo.

No-code seria uma ameaça para desenvolvedores?

Dada a facilidade de criar soluções com o no-code, algumas pessoas se perguntam se este seria o fim dos programadores.

Embora as plataformas no-code possam democratizar o desenvolvimento de programas permitindo que qualquer pessoa construa um software, nada poderá substituir a expertise de um especialista.

Os especialistas em programação sempre serão necessários para desenvolver componentes complexos, implementar ideias verdadeiramente personalizadas, explorar novos recursos de codificação e até mesmo construir e manter plataformas sem nenhum código.

Na verdade, o no-code veio para agregar valor a estes profissionais, potencializando seus conhecimentos e otimizando suas entregas, uma vez que reduz substancialmente o tempo gasto com questões de rotina, permitindo que eles se dediquem a projetos mais audaciosos e até mesmo contribua para a dissolução de problemas que parecem insuperáveis.

Uma plataforma no-code pode ajudar de pequenas a grandes empresas a experimentar novos produtos, recursos, integrações e muito mais, estando aberta aos diferentes níveis de habilidade da força de trabalho de uma companhia.

Como escolher uma plataforma no-code?

A enorme demanda por soluções digitais inspirou muitas organizações a aumentar ainda mais a capacidade com recursos de desenvolvimento cidadão em plataformas no-code.

Uma ferramenta no-code ideal deve permitir que os usuários solucionem desde problemas simples aos mais complexos à medida que surgem, portanto, deve ser facilmente escalável no cenário da organização.

Idealmente, as plataformas no-code devem oferecer simplicidade para iniciar o projeto, flexibilidade e extensibilidade para construir o aplicativo, sistema muito além da fase inicial.

Portanto, é fundamental um equilíbrio entre simplicidade e extensibilidade ao escolher uma plataforma no-code.

O Arkeyva oferece um ambiente de plataforma único e simples, onde os desenvolvedores podem ser rapidamente capacitados com modelos pré-construídos e ferramentas fáceis de usar.

Esse mesmo ambiente único pode otimizar colaborações de várias habilidades entre desenvolvedores com níveis variados de experiência.

No Arkeyva, os programadores podem montar e reutilizar componentes já criados para acelerar as entregas e promover experiências padronizadas, independentemente da fonte de desenvolvimento.

Para evitar qualquer impacto negativo na integridade operacional do negócio, o Arkeyva oferece um ambiente de desenvolvimento extremamente seguro.

Se você está buscando a melhor solução no-code para profissionais de programação, fale com nosso time! Acesse nossas redes sociais e conheça um pouco mais dos recursos que entregamos aos nossos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.