Diferente do que algumas pessoas pensam, a tecnologia no-code foi criada para dar agilidade e eficiência às soluções feitas por desenvolvedores profissionais. E o que poucos deles ainda devem saber, é que existem diferentes tipos de plataformas no-code e algumas, como o Arkeyva, que permitem o desenvolvimento de sistemas robustos e complexos, oferecendo recursos de integrações com APIs, por exemplo.
Com as integrações é possível, entre outros, expandir com facilidade e rapidez as possibilidades de um sistema, seja ele simples ou mais complexo. Veja neste artigo alguns exemplos de integrações em soluções criadas em plataformas no-code e quais os tipos mais usados.
O são Integrações e APIs?
Integrações são conexões pré-construídas que permitem a comunicação entre diferentes sistemas ou serviços. Já as APIs (Application Programming Interfaces) são conjuntos de regras e protocolos que permitem que diferentes softwares se comuniquem e interajam entre si.
No desenvolvimento no-code, as integrações e APIs são usadas para conectar sistemas, aplicativos e serviços externos, aproveitando a funcionalidade existente e ampliando os recursos dos projetos.
Integrações por APIs
As integrações por APIs, por exemplo, permitem a expansão e aumento da potência de um sistema, como por exemplo:
Ampliação de funcionalidades
Com a integração por API, é possível fazer que um sistema acesse e utilize funcionalidades avançadas de uma outra aplicação, como processamento de pagamento, gerenciamento de dados, envio de notificações, entre outros, permitindo assim, a construção de um programa mais completo.
Conectividade com serviços externos
Outro benefício da integração por API é a conexão com serviços e plataformas externas, como redes sociais, ferramentas de análises, serviços de e-mail e outros, tornando o sistema mais completo e eficiente.
Personalização e adaptação
As integrações tornam o desenvolvimento de soluções em no-code mais flexíveis, podendo personalizar e/ou adaptar cada sistema de acordo com a necessidade do negócio. É possível criar integrações personalizadas ou mesmo utilizar APIs para estender uma funcionalidade existente, atendendo assim a requisitos únicos da empresa.
Tecnologia no-code e os desenvolvedores profissionais
Com as habilidades técnicas e expertise, os desenvolvedores profissionais podem aprimorar a criação de sistemas, construindo soluções poderosas com integrações únicas. Eles podem criar APIs, por exemplo, para exportar funcionalidades e dados, integrando com outras soluções de maneira rápida, eficiente e segura.
Outra vantagem que pode ser bem explorada pelos profissionais de desenvolvimento é a otimização do desempenho e escalabilidade das soluções em no-code. Com a facilidade de clicar e arrastar, ganhando assim tempo de criação, unida as integrações, sejam por APIs ou outros recursos, os desenvolvedores podem construir sistemas eficientes e que atendam as demandas de alto volume e usuários, por exemplo.
As integrações, por APIs ou outros nodes, permitem que as criações desenvolvidas com a tecnologia no-code sejam infinitamente ilimitadas e flexíveis, permitindo ampliar funcionalidades, conectar com serviços externos, personalizar soluções entre outros.
Se você ainda não experimentou uma plataforma feita para desenvolvedores, conheça o Arkeyva, feita por e para quem gosta de construir soluções que superem as expectativas e atendam todas as necessidades do negócio.