BLOG

Como agilizar as demandas internas com uma plataforma no-code?

Uma das principais dificuldades que empreendedores e gestores encontram na hora de lidar com seus negócios é satisfazer as demandas internas. Sendo fundamentais para a manutenção e crescimento do empreendimento, é indispensável saber resolvê-las com eficiência.

No entanto, em muitos momentos, diante das demais necessidades do cotidiano empresarial, pode ser difícil gerir essas demandas. Felizmente, com o auxílio da tecnologia de desenvolvimento sem código (no-code) é possível agilizar essa situação e fazer com que a gestão de suas questões internas ocorra de forma simples e eficiente.

Quer saber mais sobre como as plataformas de criação sem código podem agilizar suas demandas internas? Então continue a leitura deste artigo!

O que são demandas internas?


Para compreender de que forma uma plataforma no-code pode agilizar as demandas internas de um empreendimento, é preciso compreender o que significam essas demandas. Nesse sentido, podemos compreendê-las como as necessidades básicas da própria organização.

O bom funcionamento de uma empresa depende, entre outras coisas, da realização eficiente dos processos que ocorrem no interior do estabelecimento, e que permitem a sua estruturação e desenvolvimento. Diante disso, é indispensável aos gestores que tratem das demandas internas com bastante atenção.

Uma companhia que negligencia a gestão de suas demandas internas pode ficar desatualizada ou deixar de fazer manutenções necessárias. Com isso, a qualidade do serviço prestado ou produto oferecido tende a cair. Além disso, quando não há atenção devida a tais necessidades, os aspectos administrativos e financeiros também podem ser prejudicados.

Quais as principais demandas internas de uma empresa?


Além de compreender conceitualmente o que são as demandas internas de um empreendimento, vale a pena saber identificá-las. Portanto, acompanhe a seguir quais as principais necessidades internas de uma companhia e como elas se fazem presentes no cotidiano do negócio!


Contratação e treinamento de colaboradores

Uma das principais demandas é a necessidade de contratar e treinar novos colaboradores. É natural que uma empresa em desenvolvimento precise atualizar seu quadro de colaboradores. Afinal, o número de tarefas a serem executadas tende a aumentar à medida em que a companhia cresce.

Além disso, é importante manter os trabalhadores atualizados em relação às novas ferramentas e demais necessidades que a empresa apresenta. Por isso, não basta contratar novas pessoas. É preciso investir em treinamentos para que tanto os novos colaboradores como os antigos saibam satisfazer as demandas do empreendimento.


Compra de novos equipamentos

Outra demanda importante diz respeito à compra de equipamentos. Independentemente do setor de atuação de uma companhia, será necessário atualizar as ferramentas que fazem parte de suas atividades.

Por isso, é fundamental que os gestores estejam atentos, garantindo que a manutenção e troca desses materiais aconteçam de forma organizada e sem prejudicar a produtividade da empresa.


Organização dos procedimentos financeiros e administrativos

Também é importante citar as demandas internas que dizem respeito ao setor administrativo e financeiro. Para que sua empresa possa funcionar adequadamente, é necessário que as necessidades desses setores sejam supridas corretamente, evitando desorganizações que podem prejudicar todo o andamento do negócio.

Nesse sentido, dentre as principais rotinas do setor administrativo e financeiro, estão os trabalhos de:

  • Tesouraria;
  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Contabilidade;
  • Planejamento financeiro;
  • Gestão de risco;
  • Gestão de impostos e demais taxas;
  • Relação com investidores;
  • Execução dos processos de admissão e demissão;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Entre outras.

Como é possível notar, os processos internos administrativos e financeiros são indispensáveis para que a companhia atue de maneira organizada. Portanto, é preciso que os gestores tenham atenção a essas necessidades, permitindo o desenvolvimento sólido e adequado do empreendimento.

Como uma plataforma no-code pode agilizar demandas?


Até aqui você entendeu o que são as demandas internas de uma companhia e quais as principais delas, que estão presentes em todo tipo de empresa. Considerando essas informações, é natural perceber que nem sempre é simples satisfazer todas essas necessidades.

Diante dessa realidade, é importante considerar como a tecnologia pode auxiliar a companhia a agilizar esses processos. Nesse sentido, vale a pena conhecer as plataformas no-code.

Elas consistem em uma ferramenta de fácil utilização que permite ao usuário desenvolver sistemas para satisfazer suas principais necessidades. O termo “no-code” significa “sem código”. Isso quer dizer que não é necessário ter conhecimentos em linguagem de programação para utilizar a plataforma.

Assim, não é preciso usar códigos, fazer testes ou corrigir bugs para criar programas. A partir de uma dinâmica simples, de arrastar e soltar, você poderá criar os mais variados tipos de soluções de forma rápida e fácil. Dessa forma, em poucos minutos, gestores e administradores podem construir ferramentas que solucionem suas principais demandas.

Concentrando e organizando dados e comandos para que seja possível gerir as necessidades da empresa com eficiência e rapidez será possível, por exemplo:

  • Agendar previamente a manutenção de equipamento;
  • Programar rotinas de treinamento para aprimoramento de funcionários;
  • Organizar os principais dados sobre o setor financeiro e administrativo.

Como escolher a melhor plataforma no-code?


Embora uma plataforma no-code seja excelente para satisfazer as demandas internas de sua companhia, é preciso saber escolher o melhor sistema a ser utilizado, ou seja, aquele que lhe permitirá fazer criações sem código com tranquilidade.

Para isso, você deve considerar diferentes aspectos, tais como:

  • Criação de formulários: uma plataforma de desenvolvimento sem código eficiente precisa garantir ao seu usuário a criação de formulários com campos reutilizáveis, que permitam formatações personalizadas, além da definição de regras com base em eventos;

  • Criação de visões: com uma criação de visões, os analistas podem filtrar as principais informações desejadas, de acordo com as necessidades de cada setor e equipe;

  • Segurança da plataforma: a segurança é indispensável, garantido que seus dados não sejam violados. Por isso, é fundamental escolher uma plataforma que invista em criptografia de alta qualidade.

Satisfazer as demandas internas de uma companhia é essencial para que ela cresça e se perpetue no mercado. No entanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Por isso, contar com auxílio da tecnologia para agilizar essas demandas pode fazer toda a diferença. Nesse sentido, a plataforma no-code é uma excelente alternativa!

Você conhecia as facilidades que o desenvolvimento sem código traz para sua empresa? Para saber mais sobre nossas soluções, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.