BLOG

Plataformas no-code permitem otimizar produtividade e tempo de criação

Sem código de linguagem, as ferramentas no-code agilizam o desenvolvimento de soluções tecnológicas

Para quem trabalha com o método tradicional de criação de softwares sabe que o processo é composto basicamente por seis etapas: Diagnóstico; Concepção; Levantamento e Análise de Requisitos; Desenvolvimento; Sustentação e Manutenção Evolutiva, sendo a fase de Desenvolvimento a que mais demanda tempo em um projeto.

Isso porque, nela está incluso o Desenho da Arquitetura, a Codificação e a Execução dos testes unitário, performance, usabilidade dentre outros, pois a quantidade e tipos de verificações variam de acordo com a finalidade da aplicação. E é nesta etapa que entram as linguagens de programação, onde o desenvolver pensará em quais tipos de códigos serão usados, pois, muitas vezes um projeto aparentemente simples requer o uso de mais de uma linguagem de programação.

Outro fator que contribui para que a metodologia tradicional seja mais demorada em comparação as plataformas no-code é a quantidade de profissionais envolvidos. Muitas vezes, as equipes são formadas por um mix de especialistas, reunindo, por exemplo, analistas voltados apenas para os testes da aplicação. Além de levar mais tempo para ser concluído, o desenvolvimento da solução exige um alto investimento. O que não implica dizer que a entrega será feita atendendo todas as necessidades do cliente, pois, os apontamentos de falta de algum recurso ou mesmo insights são comuns nesse momento.

E por que usar uma ferramenta no-code?

Para começar, o investimento em uma plataforma no-code é menor do que o custo da metodologia tradicional. E com exceção das etapas de Diagnóstico, Concepção e Levantamento e Análise de Requisitos, o Desenvolvimento da solução é muito mais rápido em comparação ao método tradicional. Logo, a Sustentação e Manutenção Evolutiva também ganham agilidade com as ferramentas sem código.

Com um designer intuitivo e a facilidade de criar aplicações apenas clicando e arrastando objetos, as ferramentas no-code tornam o trabalho mais ágil e simples. Isso porque, o desenvolvedor não precisará pensar em nenhum momento em linha de código para criar um formulário ou mesmo definir uma ação, formatação de texto.

Tudo o que o profissional precisará ter em mente é a finalidade e funções do software e escolher entre as diversas opções disponibilizadas pela plataforma o que mais se adequa ao desejo dele.

Outro fator positivo, é que ao clicar e arrastar o desenvolvedor já poderá visualizar um esboço do projeto, podendo fazer imediatamente os ajustes que julgar necessário.

Pela facilidade de uso dessas ferramentas, qualquer pessoa com uma ideia pode criar uma solução ou aplicativo para diversos tipos de negócios. Não é preciso ter conhecimento em programação.

Mas isso não significa dizer que as plataformas sem código são simplistas. Elas contam com recursos avançados, que permitem aos desenvolvedores maximizar suas criações, proporcionando mais qualidade, agilidade e segurança aos seus produtos, como integrações via API e autenticações single sign-on.

Arkeyva, automação sem código

Uma plataforma 100% nacional no-code, o Arkeyva é uma ferramenta de automação sem código criada para atender os mais variados níveis de complexidade, desenvolvendo soluções para empresas de pequeno à grande porte.

Com o melhor custo benefício do mercado, a plataforma conta com os melhores recursos de criação e segurança, permitindo a construção de aplicações por meio do clique e arraste. Nunca foi tão fácil e rápido desenvolver uma solução, como no Arkeyva. Acesse o site da plataforma para conhecer melhor e saber as vantagens de ser um revendedor Arkeyva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.