BLOG

Com perspectiva de crescimento de 10%, mercado de TI oferece ótimas oportunidades de ganho

De acordo com o estudo IDC Predictions Brazil, os mercados de TI e Telecom devem crescer 8,2% em 2022

Quem procura uma boa oportunidade de aumentar os lucros de sua empresa ou ampliar o escopo dos negócios, investir em produtos da área de tecnologia é uma ótima iniciativa. Isso porque, a tendência de crescimento nesse segmento se mantém.

Em recente estudo publicado pela consultoria IDC Brasil, especializada em inteligência de mercado nas áreas de tecnologia e telecom, a perspectiva para este ano é que o setor de TI e Telecom cresça 8,2%. Individualmente, TI deve registrar um avanço de 10,6% e Telecom 4%. Já o mercado de TI Enterprise, composto exclusivamente por empresas, deve crescer 8,9%, diz o relatório.

Os dados fazem parte da pesquisa IDC Predictions Brazil 2022, que antecipa as tendências e movimentos desses segmentos. Ainda de acordo com o documento, em 2202 os gastos com TI serão direcionados para ações estratégicas voltadas para produtividade e controle de custos, customer experience, novos produtos e serviços, e atração e retenção de talentos. “A necessidade de gerar mais negócios está convidando as empresas a repensarem suas prioridades e, consecutivamente, aumentando a demanda por soluções de TI”,explica Denis Arcieri, country manager da IDC Brasil.

Venda de equipamentos também cresceram

E não são apenas as ações estratégicas da área de tecnologia que estão em alta, no ano passado o mercado nacional de PCs apresentou crescimento de 37%.

Segundo levantamento da IDC Brasil, em 2021 foram vendidas 8,7 milhões de máquinas, sendo 7 milhões de notebooks e 1,7 milhões de desktops, altas de 40% e 25% respectivamente, em relação a 2020.

Com um faturamento de R$ 36,7 bilhões em 2021, 61% maior do que o ano anterior, o resultado do setor foi impulsionado pelas vendas B2B, que registraram aumento de 78%, especialmente na área da educação.  As informações constam no estudo IDC Brasil PCs Tracker 2021, que revela que, apesar do excelente desempenho no segmento corporativo, o maior volume de vendas ainda foi feito no varejo, que comercializou 5,1 milhões de máquinas, alta de 17% em relação a 2020.

Já para este ano, a IDC estima que as vendas cresçam em torno de 2,4%, com tendência de redução no varejo devido a alta de preço, inflação e redução da demanda mais urgente por computadores para a manutenção do trabalho e estudo. No segmento corporativo, a perspectiva é de crescimento alavancado, especialmente, por projetos de educação e retomada mais forte na área das pequenas e médias empresas.

Soluções no-code estarão cada vez mais em alta

Com as atenções voltadas principalmente para a produtividade e controle de custos, a busca por soluções inteligentes que demandem menos tempo de construção e baixo custo estarão no topo da lista das empresas, assim como, iniciativas que resolvam a questão da falta de desenvolvedores no mercado.

Pois, com a escassez de profissionais e a alta demanda por agilidade nas entregas de TI, cria-se um gargalo interno no setor, inviabilizando por muitas vezes o desenvolvimento de aplicações simples para atender a rotina de alguns departamentos, como o RH, por exemplo.

É por isso que as ferramentas no-code são a grande tendência do mercado, pois com ela, qualquer pessoa pode desenvolver uma solução, mesmo sem qualquer conhecimento de linguagem de programação. Isso porque elas trazem um layout intuitivo, são fáceis de usar e não pedem nenhum código de linguagem.

Com uma ideia na mente e o conhecimento da ferramenta é possível criar as mais variadas soluções, atendendo as necessidades do negócio. E o melhor, em menos tempo do que o método tradicional de desenvolvimento de aplicações. Isso quer dizer que, mesmo não sendo um especialista da área, qualquer profissional pode criar um programa específico para o seu setor ou ainda, os próprios departamentos de TI podem agilizar suas entregas usando as plataformas no-code para criações tecnicamente mais simples.

Arkeyva, automação sem código

Uma plataforma 100% nacional no-code, o Arkeyva é uma ferramenta de automação sem código criada para atender os mais variados níveis de complexidade, desenvolvendo soluções para empresas de pequeno à grande porte.

Com o melhor custo benefício do mercado, a plataforma conta com os melhores recursos de criação e segurança, permitindo a construção de aplicações por meio do clique e arraste. Nunca foi tão fácil e rápido desenvolver uma solução, como no Arkeyva. Acesse o site da plataforma para conhecer melhor e saber as vantagens de ser um revendedor Arkeyva.

Fonte: idc.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.