BLOG

Desenvolvimento de software: Saiba como é feito e quais metodologias são usadas

O mercado de desenvolvimento de softwares vem crescendo aceleradamente. Para se manter competitivo na área e entregar a melhor solução para seus clientes, é importante conhecer melhor sobre conceitos da área, como o processo de criação de um programa, sistema ou app, metodologia no-code, entre outros.

De forma geral, a construção de softwares consiste na criação de programas de computação, que geralmente é realizado por uma equipe de desenvolvedores. Mas esse processo envolve diferentes etapas e metodologias. Entenda mais sobre o assunto a seguir.

Como funciona o Processo de Desenvolvimento de Softwares e App?

Não há somente um tipo de metodologia que pode ser aplicada no processo de desenvolvimento de softwares e apps. Seu procedimento pode ser alterado dependendo das características específicas do negócio. No entanto, há práticas específicas que podem ser aplicadas para garantir que o processo de desenvolvimento seja eficiente e seguro. Veja quais são elas:

Análise Econômica

A primeira etapa é fazer a análise econômica. Basicamente, você estuda todos os custos envolvidos no projeto, além da projeção de lucro. Nesse caso, os responsáveis estipulam um teto de gastos que deve ser seguido e distribui os recursos de acordo com cada etapa.

Análise de Requisitos de Software

Fase onde são determinados os requisitos de um projeto, que são as especificações do sistema. Nesse caso, você também define os objetivos que precisam ser alcançados no programa, como a utilidade do usuário e o retorno que deve ser atingido. Esses direcionamentos funcionarão como base para definição das abordagens que serão escolhidas durante o desenvolvimento do software.

Especificações dos Usuários

As especificações dos usuários são estudadas e detalhadas junto aos requisitos definidos na etapa anterior. Sua finalidade é estabelecer as melhores estratégias para solucionar os problemas e evidenciar o que deve ser feito.

Arquitetura dos Softwares

Nessa fase ocorre o processo de construção do software, em que o programa começa a ser desenhado. Ele será a base de todo o planejamento e define o funcionamento interno do sistema para que as especificações anteriormente definidas sejam atendidas. Aqui é estabelecida a linguagem de programação, banco de dados, design da interface entre outros.

Implementação

Nesse momento o sistema é codificado em uma linguagem de programação, que pode ser C++, Java, Delphi entre outras ou metodologia de criação, como o no-code, que dispensa a digitação de linhas de código.

Testes

Aqui são efetuados testes para verificar se os requisitos estão presentes. Tantos os requisitos funcionais (dos usuários) como os não funcionais (tecnologia, performance e outros) devem ser atendidos. Com esses testes são encontrados bugs, falhas de segurança, pontos de melhoria, e demais mudanças que devem ser feitas.

Documentação

Todo o procedimento deve ser documentado, assim é possível identificar pontos de melhoria no próprio processo.

Suporte e Manutenção

A próxima etapa consiste no suporte prestado ao cliente, que envolve mudanças solicitadas por ele (change requests). Isso é feito para garantir que o software atenda suas necessidades.

Quanto à manutenção, ela tem o objetivo de manter o bom funcionamento do software entregue. Ela pode ser corretiva, em que as alterações são feitas posteriormente. Ou preventiva, onde as mudanças são efetuadas com o projeto no escopo.

Quais são as principais metodologias que podem ser usadas?

Existem certas abordagens que podem ser aplicadas pelos times de desenvolvimento para agilizar a entrega do software. Confira abaixo:

Metodologia Ágil

O foco é o próprio projeto ou a solução desenvolvida. Com base no feedback dos usuários, clientes ou desenvolvedores, são feitas constantes alterações e melhorias no produto.

Para isso, o processo não deve ter uma estrutura rígida a ser seguida. O procedimento também é dividido em períodos curtos para que os feedbacks sejam constantemente implementados.

Scrum

É uma etapa extra da metodologia ágil com a finalidade de agregar mais produtividade. Na prática, são criadas listas de tarefas dos trabalhos pendentes, feitas reuniões diárias para discutir progresso do projeto, bem como sessões para falar sobre eventuais pendências.

Lean

Todo o projeto é estudado minuciosamente já na sua fase inicial. Isso é feito para remover eventuais etapas que possam comprometer o tempo de criação ou recursos gastos. Essa metodologia é a mais adequada para projetos com baixo orçamento ou com pouco tempo para finalização.

Cascata

Aqui os processos são lineares e há controles muito rigorosos durante toda a fase de desenvolvimento. Uma nova etapa é somente iniciada quando as anteriores são concluídas, permitindo que as próximas medidas sejam orientadas gradualmente.

Kanban

Esse método traz uma melhor visualização do andamento dos trabalhos. Há um quadro físico ou virtual em que o projeto é dividido em etapas. Depois as tarefas são divididas e colocadas em cada seção desse quadro. Com isso, todo o pessoal consegue ver as atividades que estão realizadas pelos colaboradores e o progresso do projeto.

O que é criação de programas e sistemas em no-code?

No-code significa “sem código” em português e é um conceito que permite o desenvolvimento de aplicativos, programas ou sistemas sem precisar digitar linhas de código ou ter conhecimento específico. Isso significa dizer que, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento em linguagem de programação é capaz de criar softwares.

Logo, com a metodologia de desenvolvimento no-code a sua empresa não dependerá de equipes técnicas ou especializadas para criar sistemas. Apenas com o conhecimento da funcionalidade da plataforma no-code, do que se deseja criar e escopo do negócio é possível construir soluções que atendam as necessidades da corporação. Sem falar que o processo é feito com maior facilidade e rapidez em relação à metodologia tradicional de desenvolvimento.

Outro ponto importante, é que a sua equipe de especialistas em TI poderá focar em projetos mais audaciosos e de relevância para a instituição, uma vez que, com a agilidade proporcionada pelas plataformas no-code as tarefas de rotina passam a não demandar de tanto tempo desses profissionais, podendo ainda, como dito anteriormente, ser usada por não especialistas.   Além das entregas mais rápidas, essa metodologia proporciona ainda, entre outros benefícios, economia financeira e melhor aproveitamento dos recursos humanos.

Como o Arkeyva pode facilitar o desenvolvimento de softwares?

Se você quer aproveitar os benefícios do no-code, pode contar com a plataforma  Arkeyva. Ela possibilita desenvolver diferentes tipos de soluções com facilidade e rapidez.

Sua interface é intuitiva e permite que seu pessoal seja capaz de criar os aplicativos ideais para suas necessidades com menor custo e mais segurança. Na prática, essa plataforma é dividida em quatro pilares:

  • Designer: ambiente onde a aplicação é desenvolvida na prática. Nesse local é definido a estrutura dos dados, formulários, visualizadores, regras e outros;
  • Viewer: onde a aplicação modelada no Designer é executada;
  • Nodefy: faz as integrações de outros sistemas com base em um fluxo visual;
  • Single-Sign On (SSO): integração do Arkeyva com a base de dados de usuários ou redes sociais.

O desenvolvimento de softwares, apps ou sistemas envolve diferentes etapas e metodologias. No entanto, é possível que você simplifique esse processo com uma boa plataforma no-code, como o Arkeyva, que é de fácil utilização sem necessidade de inúmeros treinamentos pelo seu pessoal. Experimente o Arkeyva agora mesmo e veja na prática como ele pode ajudá-lo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre seu e-mail e receba
as novidades do Arkeyva

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.